As Polícias Civis de Goiás e Minas Gerais, com apoio do Pará, capturaram Edvan Esteves, um assaltante de banco foragido, em São Félix do Xingu (PA). Esteves, apontado como um dos principais praticantes de assaltos a bancos no Centro-Oeste, acumula crimes como tentativa de homicídio, associação criminosa e roubo a instituições financeiras. Sua fuga do presídio de Trindade em 2018 envolveu explosivos para derrubar muros, e desde então, ele teria continuado a cometer roubos, incluindo o caso de Confresa (MT) em 2023, utilizando a tática de “domínio de cidade”, que envolve bloqueio de rodovias e obstrução das forças de segurança pública.
De acordo com a polícia, a identificação do preso foi feita seguindo os protocolos legais, com base na Lei 13.869/2019, portaria n° 547/2021 – PC, e despacho da autoridade policial responsável pelas investigações, visando identificar possíveis novas vítimas. A fuga de Edvan do presídio de Trindade em 2018 foi um evento audacioso, com duas explosões simultâneas que permitiram a fuga de 19 detentos, incluindo ele. A ação ocorreu logo após a saída dos visitantes dos presos, quando detentos provocaram uma explosão dentro de uma cela.
Edvan Esteves será transferido para o Estado de Goiás, onde enfrentará as acusações judiciais. O delegado Samuel Moura confirmou a captura do foragido e destacou a importância da colaboração entre as polícias de diferentes estados para combater o crime organizado, especialmente em casos como o de Edvan, que representa uma ameaça significativa à segurança pública.