No último domingo no Fantástico da Rede Globo, foi ao ar uma reportagem onde mostrava a dificuldade da justiça brasileira em fazer com que o aplicativo Telegram cumprisse ordens judiciais no Brasil, Os russos proprietários do aplicativo mensageiro simplesmente ignoram essas ordens, esse não é um problema só do Brasil, o aplicativo já teve problema em vários outros países devido à sua política de privacidade, onde eles se comprometem a nunca divulgar dados pessoais de seus usuários, nem mesmo a justiça.
O ministro atendeu a um pedido da polícia federal, onde determinou que as operadoras de telefonia móvel e fixa comutada, criem obstáculo que inviabilizem a utilização do serviço Telegram no país. Ele ainda estipulou uma multa no valor de 500 mil reais por dia caso haja o descumprimento por parte das operadoras, começando a contar a partir do dia que a empresa recebeu a intimação.
Nas redes sociais o bloqueio já é um dos assuntos mais comentados no Brasil, algumas pessoas concordando com a ordem judicial devido a facilidade de divulgação de produtos atividades criminosas sem um controle por parte da polícia, mas existe o outro lado também ao qual o Telegram é usado e mantém os negócios de milhares de pequenas e grandes empresas brasileiras.
agora é aguardar e ver o que vai acontecer de fato, mas provavelmente os usuários já estão começando a pensar em formas alternativas de acessar o aplicativo, assim como conseguiram acessar das outras várias vezes em que o concorrente WhatsApp também foi bloqueado via webproxys ou apps.