Site icon Itaberaí News Noticias

Possibilidade de aumento de 7,02% na conta de água em Goiás já em abril, gera polêmica entre os moradores goianos.

Recentemente, os moradores de Goiás foram surpreendidos com um aumento de 7,02% na conta de água pela Saneago, empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no estado. Esse aumento gerou muita polêmica e discussão entre os cidadãos, que reclamam da qualidade do serviço prestado pela empresa e dos altos preços cobrados.

De acordo com a Saneago, o aumento na tarifa é necessário para a manutenção dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, que demandam altos investimentos em infraestrutura e tecnologia. Além disso, a empresa afirma que o reajuste segue as determinações da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR).

Porém, muitos moradores contestam essa justificativa, alegando que a Saneago não tem oferecido um serviço de qualidade. Segundo relatos, em várias cidades do estado é comum que haja falta d´agua ou que a agua não chega direito, e em algumas regiões a qualidade da água é ruim, com cheiro forte e gosto desagradável. Além disso, muitos cidadãos reclamam da falta de transparência da empresa, que não divulga detalhadamente como os recursos arrecadados com as tarifas são utilizados.

A questão do aumento na conta de água pela Saneago em Goiás é apenas um reflexo do problema mais amplo do abastecimento de água e tratamento de esgoto no Brasil. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), apenas 53% da população brasileira tem acesso a serviços de coleta de esgoto e tratamento de água. Isso significa que quase metade da população brasileira está exposta a doenças e outros riscos à saúde devido à falta de saneamento básico.

Imagem: pexels

Exit mobile version