Na tarde desta sexta-feira, uma tragédia aérea abalou a cidade de Vinhedo, no bairro Capela, no interior de São Paulo. Um avião modelo ATR 72-500, pertencente à empresa Voepass, caiu por volta das 13h28, causando a morte de todos os 62 ocupantes. A aeronave transportava 58 passageiros e 4 tripulantes.
De acordo com informações confirmadas pela TV Globo, não houve sobreviventes no acidente. Equipes de resgate e autoridades foram rapidamente mobilizadas para o local da queda, onde ainda trabalham na recuperação dos corpos e na investigação das causas do acidente.
Testemunhas relataram que viram a aeronave voando em baixa altitude antes do impacto, seguido de uma explosão que pôde ser ouvida a quilômetros de distância, na internet são unumeros videos de pessoas que registram o momento da queda.
O ATR 72-500, aeronave de fabricação franco-italiana, é amplamente utilizado por companhias aéreas regionais em todo o mundo e tem um histórico de segurança geralmente positivo, o que torna a tragédia ainda mais impactante.
As investigações serão conduzidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que devem enviar suas equipes ao local para iniciar a análise dos destroços e a recuperação das caixas-pretas, que serão fundamentais para determinar as causas do acidente.
Há 17 anos não avia registros de acidentes com aeronaves comercial no Brasil.
Enquanto isso, o Brasil lamenta mais uma tragédia aérea, unindo-se em luto pelas vidas perdidas em Vinhedo.